A Qualidade é Uma Estratégia de Posicionamento

A gestão da qualidade, como já sabemos, traz inúmeros benefícios para a Organização. É claro que para ter eficácia é preciso ter planejamento, envolvimento de toda a equipe, dentre outros fatores. O que algumas pessoas ainda não se deram conta, é que a qualidade é uma estratégia de posicionamento muito eficaz.

Com tantas opções disponíveis no mercado e com a facilidade de encontrar informações por meio da internet é primordial adotar estratégias que tragam diferenciais para a empresa, que faça com que o consumidor escolha o seu produto/serviço e não o do concorrente. A qualidade está entre os fatores mais importantes na tomada de decisão dos consumidores. Por isso que é muito importante investir em uma boa gestão.

A gestão da qualidade possibilita a implantação de melhorias.  Quando você entrega um produto de qualidade e oferece um pós-compra eficiente, você fideliza o cliente e ainda incentiva o boca a boca positivo da sua marca. Isso atrai novos clientes e auxilia na construção do posicionamento da empresa diante do mercado.

Investindo na gestão da qualidade a empresa consegue ter um controle maior de tudo que ocorre, interna e externamente, o que resulta em maior agilidade por parte da equipe. Isso reduz os custos da empresa e facilita o desenvolvimento de melhorias.

Sem contar que o comprometimento da empresa com a qualidade é algo que transparece de forma positiva para o público-alvo. Quando o consumidor recebe um produto que atende suas expectativas e um atendimento qualificado, desde o estágio da pesquisa até a compra, isso mostra a preocupação da empresa com a sua satisfação. Esse é um dos fatores mais importantes para fidelizá-los.

A satisfação do cliente está totalmente ligada com a qualidade dos seus produtos/serviços. A qualidade dos seus produtos/serviços está ligada com a maneira com que sua equipe trabalha. A gestão da qualidade estabelece parâmetros a serem seguidos, o que melhora consideravelmente o desempenho da equipe.

“Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples. ”  – Liz Wetzel

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!