A qualidade é o reflexo do trabalho em equipe

O SGQ é um ponto chave na busca pelo sucesso. É importante ter um sistema de gestão da qualidade eficaz e unificado, ao invés de separá-la em departamentos isolados. Por isso dizemos que a qualidade é o reflexo do trabalho em equipe.

Claro que toda a empresa deve ter seus setores e profissionais especializados para cada função. Ao passo que é necessário ter em mente que todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Portanto, todos devem estar inteirados em tudo que acontece internamente.

A importância dessa integração é para que os colaboradores entendam que independente das divisões de setores, uma ação depende da outra. Se ocorrer uma falha em determinado ponto, todos os demais serão prejudicados.

Portanto, se a equipe trabalhar de forma unida, é possível consertar essa falha de maneira mais simples e rápida. A informação é essencial tanto para correção de erros como para garantir a melhoria contínua.

O fato é que é muito mais fácil antecipar-se diante de situações que fogem ao padrão quando você está previamente preparado, do que quando é pego de surpresa. Para isso é preciso saber o contexto em que a empresa se encontra e quais são os possíveis deslizes que podem prejudicar a qualidade final do produto/serviço.

É possível percebermos que é essencial o comprometimento geral com a qualidade. Cada simples processo é crucial para obter os objetivos desejados. Uma equipe preparada, envolvida e disposta a entregar os melhores resultados é tudo que uma organização precisa para se tornar competitiva e se destacar. Por isso, lembre-se sempre: os colaboradores são os nossos primeiros clientes. Portanto, se eles não compram a ideia da empresa, dificilmente irão vende-la.

Contudo vemos que não se deve medir esforços para envolver os colaboradores. É preciso incentivar a troca de ideias entre eles. Além de investir em um ambiente de trabalho agradável e sempre deixar claro que cada um é igualmente importante na busca pela qualidade e que cada etapa deve ser realizada com todo cuidado e atenção.

O grande segredo do sucesso é despertar a criatividade e o desejo de ser sempre melhor. É assim que pequenas atitudes geram grandes resultados e é assim que pequenas empresas se tornam grandes potências.