A MELHORIA DEVE SER CONTÍNUA

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE – MELHORIA

Sem dúvida alguma “MELHORIA” é uma palavra que é abordada todos os dias pelas equipes de sucesso. Afinal, as Organizações que ainda não se situaram na realidade instável em que estamos vivendo, não sobrevivem ao mercado.

Mudanças, inovações, clientes no comando, qualidade, trabalho em equipe, sistema. Essas são algumas palavras-chaves que as empresas precisam ter como base.

O fato é que estar preparado para as mudanças e inovações, e ainda entregar a qualidade esperada, depende de um trabalho em equipe baseado numa mentalidade de riscos e melhoria. Já disse e volto a dizer: Nada é tão bom que não possa melhorar. Os consumidores que o digam!

A melhoria tem que fazer parte da cultura empresarial. A equipe tem que estar aberta a mudanças e inovações o tempo todo. Melhorar não é simplesmente corrigir aquilo que está errado, é buscar antecipar os desejos dos clientes e superar expectativas. É estar sempre um passo à frente. É nunca estar satisfeito.

É claro que as coisas devem ser feitas de forma estratégica. Por isso a importância do trabalho em equipe, assim todos juntos analisam se determinada ação deve ser feita ou não, quando, como, quem irá realizar, etc.

Trabalhar com essa mentalidade de melhoria, além de garantir qualidade para o cliente, também gera economia de tempo e recursos, devido ao aprimoramento de processos internos. Além disso, também é possível evitar que falhas/erros ocorram, o que permite diminuir e até eliminar impactos que poderiam ser causados.

Trabalhar sempre buscando o melhor, é se reinventar todos os dias. Isso é bom para a empresa que garante a melhoria contínua de seus produtos e serviços, mantendo bom posicionamento no mercado. Isso é bom para a equipe, que tem a possibilidade de trabalhar em um ambiente de trabalho agradável, onde todos os dias existem novos desafios. Por fim, isso é bom para os clientes, que recebem produtos/serviços de qualidade e que excedem suas expectativas.

Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la. – Peter Drucker

Se você ainda não conferiu, veja também:

Na semana que vem falaremos do 6º princípio da qualidade: Tomada de decisão baseada em evidências

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!