A ISO 9001 deve ser um hábito de trabalho

A  ISO 9001  deve ser um hábito de trabalho em qualquer empresa que visa o crescimento e fortalecimento de sua marca frente ao mercado. Também é muito importante ter em mente que, não basta organizar os processos e deixar tudo perfeito para a auditoria, e após ter em mãos o certificado deixar todos esses processos de lado. Isso é andar para trás e jogar fora todo tempo e dedicação que foram necessários para alcançar o estágio da certificação.

Muitas empresas enxergam todo esse processo como um bicho de sete cabeças. Devo dizer que realmente não é um caminho fácil, mas é com certeza é o melhor caminho a ser seguido. É a melhor forma de gerar bons resultados e ainda, melhorar significativamente a imagem da empresa diante do consumidor. Fazer tudo isso da forma tradicional (manual) leva tempo, investimento e muito trabalho.

Software de gestão da qualidade

Com um software de gestão da qualidade, você leva muito menos tempo e tem um custo-benefício muito maior. Além de incentivar a equipe a executar suas tarefas de maneira muito mais disciplinada, devido a automatização dos processos. Também facilita o controle da qualidade, a integração entre os setores e melhora organização interna. É claro que para ter eficácia é preciso ter uma equipe comprometida. Receber treinamento adequado é essencial para ter melhor proveito com a ferramenta.

Pessoas visionárias e dispostas a investir na qualidade de seus produtos/serviços, são aquelas que vemos crescer a cada dia e se destacar em meio a concorrência.

Afinal, com tantas opções no mercado o consumidor se torna muito mais ativo. Se antes as empresas ofereciam soluções para os seus clientes, hoje são eles quem ditam para as empresas quais as soluções eles desejam. Portanto, não só se torna muito mais difícil despertar desejos, como também atender as expectativas.

Antecipe-se

Somente as empresas que possuem ampla visão do mercado e conseguem “antecipar” os desejos de seus clientes, permanecem ativas. Pois conquistar a fidelização dos consumidores, está cada vez mais difícil. Portanto, não se contente em ser mediano, nem mesmo ótimo, busque sempre ser o melhor. Se é preciso investir em algo que irá aprimorar seus serviços, então invista. Pois somente com ousadia é possível chega ao topo nos negócios.

Somente entregando qualidade é possível gerar lucros e crescimento para sua empresa. Aqueles que enxergam os investimentos como gastos, perdem cada vez mais para aqueles que conseguem ver mais longe e que buscam de todas as maneiras entregar o melhor para seu público.

Poucos conseguem ver com clareza o que as pessoas realmente esperam do seu produto/serviço. Menos ainda conseguem ver que para conseguir lugar de destaque na mente do consumidor, é preciso encontrar maneiras de exceder expectativas. Por isso apenas alguns tornam-se multinacionais.

Portanto, invista em qualidade, invista em seus clientes e não veja uma certificação tão importante como a ISO 9001 como apenas um pedaço de papel que você precisa ter. Veja-a como uma oportunidade de melhoria, de crescimento e fortalecimento de sua marca. Invista na automatização dos processos, na organização da sua empresa. Inspire sua equipe a dar o melhor de si e receba em troca clientes satisfeitos e fidelizados.

“Por que a produtividade e os custos melhoram com o aumento da Qualidade? Fácil. Menos retrabalho. Os produtos defeituosos são caros. Custam tanto quanto os bons.”  – Aguayo