A IMPORTÂNCIA DOS TREINAMENTOS 

Os treinamentos são essenciais para direcionar a equipe em suas respectivas funções. Quando bem ministrados e executados levam todos a uma mesma direção. Isso faz com que os objetivos da Organização sejam alcançados com mais facilidade. Afinal, os colaboradores sabem o que fazer, como fazer e quando fazer.

Somente uma equipe bem treinada é capacitada a enxergar os riscos e oportunidades que possibilitam a melhoria contínua e a inovação. É fato que a inovação deve estar presente na cultura empresarial, pois os consumidores atuais anseiam por mudanças. Sabendo que quem está no comando do mercado são os consumidores, fica claro que a mentalidade de riscos precisa estar presente na Organização.

Investir em treinamentos, é investir em capacitação. É claro que, como tudo na vida, um treinamento eficaz necessita de planejamento. Por isso, estabeleça o objetivo pelo qual a equipe será treinada e qual a necessidade de aprendizado desse grupo.

Por exemplo: As estratégias de marketing não estão dando o retorno esperado. Então será necessário treinar a equipe de marketing com o objetivo de capacitá-los a obter melhores resultados.

É fundamental que depois dos treinamentos, sejam realizados programas de incentivo para que as pessoas se sintam empenhadas a realizar suas funções da maneira correta. Além disso, isso também é importante para que haja uma troca de ideias entre o gestor e a equipe e entre a equipe em si. Dessa forma, é possível ir eliminando todas as dúvidas que acabam ficando para trás. Além de estimular o engajamento, que é essencial para o sucesso de qualquer Organização.

Para saber se todos os esforços na capacitação da equipe estão valendo a pena, é necessário que haja monitoramento. Para isso, faça reuniões periódicas para acompanhar de perto como as funções estão sendo executadas e quais resultados estão sendo obtidos. Além disso, reúna dados concretos através de indicadores de desempenho. Assim obtém-se informações seguras e fica mais fácil visualizar onde as coisas estão indo bem, onde existem oportunidades de melhoria, e até mesmo não conformidades.

Se você tiver dúvidas se deve investir em treinamentos ou não, tenha em mente que profissionais treinados, são profissionais capacitados.

“O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados” -Thomaz Berry

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!