A importância do Feedback dos clientes

Qual a importância do feedback dos clientes? O feedback é a melhor forma de manter relacionamento com o cliente e mostrar que a empresa se preocupa com a sua satisfação. Além disso, é uma ótima estratégia para a empresa obter informações que permita aprimorar seus serviços.

Existem várias formas de receber feedback. É necessário ficar atento a todas as ações do consumidor em relação ao seu produto/serviço. É preciso analisar desde as visitas recebidas no site, por exemplo, até os comentários feitos em conversas diretas com o cliente. Essas informações devem ser computadas e analisadas, de forma a direcionar a empresa e saber quais ações devem ser tomadas.

Para garantir que a organização tenha uma relação estreita com seus clientes é essencial fazer uma análise periódica. Fazer um questionário de satisfação pode ser uma ótima forma de obter feedback, mas é preciso saber o que perguntar para que esse retorno seja eficaz.

Tendo as informações necessárias, o próximo passo é definir quais são as questões urgentes a serem resolvidas e o que pode ser adiado. Desta maneira é possível atender as exigências dos clientes, por ordem de importância.

As pessoas estão em constante mudança, e a sociedade em constante desenvolvimento. Por isso é importante estar atento e buscar inovar sempre que possível. Além de buscar atender as necessidades dos consumidores, que mudam a todo o momento.

Além de garantir a melhoria contínua dos produtos/serviços oferecidos pela empresa, os clientes sentem-se mais seguros fazendo parcerias com empresas que se comprometem com sua satisfação e que se preocupam e atender todas as suas necessidades. Isso permite um relacionamento mais próximo entre o fornecedor e o cliente. Dificilmente um cliente que possui vínculo com determinada marca irá trocá-la com outra.

“Se você não cuidar dos seus clientes, alguém o fará para você. ”     – Ricardo Jordão Magalhães.