A importância do Diagrama de Ishikawa

Os profissionais da qualidade possuem uma grande responsabilidade dentro da empresa de garantir que os processos internos sejam realizados de maneira sistêmica. De modo a gerar produtos de qualidade, sem defeitos e que atendam as expectativas do consumidor. A importância do diagrama de ishikawa se dá porque é essencial utilizar ferramentas para padronizar, diminuir riscos e facilitar a identificação de falhas. Garantindo assim, a melhoria contínua.

O Diagrama de Ishikawa é um dos métodos mais utilizados na gestão da qualidade. Essa ferramenta também também é conhecida como “Espinha de Peixe”. Foi criada na década de 60 pelo japonês Kaoru Ishikawa e tem como finalidade identificar quais são as causas dos problemas (efeitos) que ocorrem dentro da empresa.

Muitas empresas que buscam ter excelência na gestão da qualidade utilizam o diagrama. Sua utilização ocorre da seguinte forma: Na cabeça do peixe fica o problema e na espinha são colocadas suas possíveis causas. Desta maneira, é possível organizar e ver de forma clara e objetiva os motivos de determinada situação estar acontecendo.

Após preenchido, a equipe deve se reunir para avaliar as possíveis causas e elaborar os planos de ação necessários. É muito importante que todos estejam envolvidos e entendam a importância do preenchimento correto. Além de realizar uma análise cuidadosa para que todo esse processo solucione o problema de forma rápida e eficaz.

Para tornar essa etapa ainda mais fácil e produtiva, é recomendável obter um software de gestão da qualidade, como o Qualis. Assim, o preenchimento do diagrama e execução do plano de ação se tornam muito mais simples.

Existem várias outras ferramentas que são essenciais para o controle de qualidade. É muito importante que a equipe as utilize de maneira integrada, pois uma complementa a outra. Isso possibilita o alcance de melhores resultados.

A gestão da qualidade é uma etapa fundamental e que deve ser levada a sério pelas empresas. A satisfação do consumidor está totalmente ligada com o comprometimento da equipe em entregar produtos/serviços que excedam as expectativas. Para isso é necessário investir no aprimoramento constante de cada etapa dos processos da empresa.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!