A importância do Ciclo PDCA na Gestão da Qualidade

A importância do Ciclo PDCA na gestão da qualidade pode ser percebida nas empresas que estão sempre buscando melhorias. Essa ferramenta permite uma visualização mais clara e objetiva de tudo que precisa ser melhorado e/ou modificado.

O PDCA consiste em: planejamento, execução, checagem e por fim, a ação que é a correção das falhas/erros que podem ser percebidos durante o processo. É essencial seguir todos os passos para garantir a eficácia. Por exemplo, agir sem planejar pode acarretar em resultados diferentes do esperado. Afinal, o planejamento permite traçar as metas e elaborar qual o melhor caminho a ser seguido para atingi-la.

Na etapa do planejamento devem ser estabelecidos todos os objetivos e quais serão as estratégias adotadas para alcança-los. Na etapa da execução tudo aquilo que foi estipulado no planejamento deve ser colocado em prática. É importante não deixar nada para trás e estimular a equipe a dar o seu melhor.

Na etapa de checagem é necessário avaliar os resultados obtidos. Se a equipe agiu da maneira esperada, se houveram erros, quais objetivos foram atingidos e quais não foram, etc. Por fim, na etapa da ação é necessário elaborar planos de ação de forma a corrigir todas as falhas encontradas durante os processos. Garantindo assim, a melhoria contínua e a eficácia da equipe.

Utilizando ferramentas como PDCA é possível melhorar consideravelmente os resultados obtidos pela gestão da qualidade. Com as estratégias estabelecidas as metas podem ser alcançadas com mais facilidade. Isso estimula a equipe, fazendo-os produzir mais em menos tempo e com qualidade elevada. Pois desenvolvem as atividades com maior foco e dedicação, ou seja, ter uma meta a ser alcançada é um incentivo.

É importante ter em mente que todos as ações da equipe devem ser sempre focadas no consumidor. Portanto, não se deve medir esforços na busca pela qualidade e melhoria contínua. É necessário aprimorar e inovar constantemente de modo a acompanhar as evoluções do mercado e dos consumidores.

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe. ” -Steve Jobs

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!