A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANO DE AÇÃO

Todos já sabem sobre a necessidade de obter plano de ação e qual a sua importância para a constante melhoria da Organização, certo? Entretanto, o fato é que muitos ainda possuem dificuldades no planejamento e execução dos planos. Por esse motivo, acabam não obtendo os resultados esperados.

COMO GARANTIR A EFICACIA DOS PLANOS DE AÇÃO?

Um plano de ação eficaz precisa, antes de qualquer coisa, estar alinhado à realidade da empresa. O que isso quer dizer? Quer dizer que é necessário se atentar aos custos e mão de obra necessária para a execução das ideias expostas. Aliás, já falamos aqui no blog sobre o cuidado que devemos tomar em relação a isso.

A verdade é que é exatamente nesse ponto que muitos se perdem. Portanto, para evitar que isso aconteça, basta detalhar as ações que serão realizadas e delegar os responsáveis por cada uma delas. Para isso é interessante utilizar a ferramenta 5W2H, seguindo os passos propostos pela mesma, fica bem mais simples desdobrar as etapas das ações.

Outro fator muito importante é o monitoramento. Afinal, de que adianta um planejamento perfeito se não acompanharmos o andamento das ações? É essencial ter ciência se as atividades estão sendo realizadas conforme o planejado, no prazo estimado e se estão gerando os resultados esperados.

Para garantir eficácia desse monitoramento, utilize um software de gestão. Com ele, pendências serão geradas sempre que uma ação tiver de ser realizada. Dessa forma, o tempo é otimizado já que a necessidade de reuniões é reduzida, e o monitoramento torna-se automático. Além de garantir que nenhuma etapa passe despercebida.

Perceba como atitudes simples podem fazer toda a diferença. Por deixar de lado questões que podem parecer “não tão importantes” pode prejudicar todo o plano. O envolvimento da equipe e comprometimento em realizar cada atividade da melhor forma possível garante resultados satisfatórios.

“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” – Bernardinho

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!