A importância de tratar Não Conformidades

A importância de tratar não conformidades está em buscar a melhoria continua. Afinal, se não procuramos onde estão as falhas não é possível eliminá-las. Assim, torna-se impossível o aprimoramento dos processos.

Para tratar as não conformidades é necessário, antes de qualquer coisa, estabelecer o que é não conforme nos procedimentos em questão. A partir disso, é preciso monitorar rigorosamente quando ocorrerem determinados erros.

É fato que nada é tão perfeito que não necessite de melhorias, ou até mesmo de inovações. Portanto, toda empresa que busca a satisfação de seus clientes, está constantemente em busca do aperfeiçoamento. Com isso em vista, porque não começar neste ponto?

Como estabelecer as não conformidades?

Procure saber os que os seus clientes têm a dizer dos seus produtos/serviços, quais são os defeitos, ou simplesmente algo que poderia ser melhor. A partir daí, busque em que ponto de todo o processo essas “falhas” estão ocorrendo. Assim, será possível encontrar possíveis soluções e/ou ações que irão possibilitar a melhoria da qualidade final daquilo que você oferece.

Parece um processo simples, mas a verdade é que se não for feito com muito cuidado, pode se tornar muito difícil manter a organização. Desta maneira, a equipe toda pode começar a perder o foco.

Após ter estabelecido as falhas que necessitam ser eliminadas, é necessário observar em que ponto exato do processo estão ocorrendo, qual o motivo e o que deve ser mudado para que haja melhoria.

Classifique a importância das não conformidades, caracterize a urgência com que precisam ser resolvidos determinados tipos de não conformes, quem são as pessoas encarregadas de resolvê-las e de que maneira devem fazê-lo. Assim é possível tratá-las de maneira organizada e eficaz.

As empresas que desejam manter um bom padrão e que buscam certificação/recertificação devem ter um bom plano de ação para corrigir as não conformidades de maneira ágil. Assim é possível evitar que gerem um impacto maior do que deveria. Além de assegurar a qualidade e a melhoria contínua.

“ Não é suficiente dar o seu melhor; é preciso saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor. ”  – W. Edwards Deming.

Quer tratar suas não conformidades de forma fácil, ágil e ainda garantir a melhoria contínua? Então vem conhecer nossa solução!