A Importância de Estabelecer Objetivos na Gestão da Qualidade

Um ponto fundamental do SGQ e que é abordado pela ISO 9001:2015 são os objetivos da qualidade. Um sistema de gestão eficaz, precisa ter uma equipe engajada que sabe onde quer chegar e quais resultados devem entregar.

Segundo o item 6.2.1 da ISO 9001:2015 os objetivos da qualidade devem ser coerentes com a política da qualidade.

Por exemplo:

A política da qualidade de uma marca de detergentes é: “Faremos detergentes que rendem mais.”

O objetivo pode ser: buscar maneiras de melhorar a qualidade do nosso produto para ele tenha maior rentabilidade.

O importante é entender que os objetivos devem ser baseados na política da qualidade. É por isso que devem ter coerência.

Além disso, também é necessário mensurar e monitorar esses objetivos. Afinal, como saber se eles estão sendo atingidos, como implantar melhorias, se não houver um acompanhamento eficaz, certo?

A norma também diz que os objetivos da qualidade devem ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente. Ou seja, voltamos ao “foco no cliente” não é mesmo? Portanto, no momento de desenvolver os objetivos, lembre-se de estar em conformidade e buscar sempre exceder a expectativas do consumidor.

Por fim, os objetivos devem ser comunicados e atualizados como apropriado. Para que saiam do papel, é necessário haver todo um time engajado e comprometido a fazer dar certo. Para isso, é necessário comunicar para que a equipe entenda os objetivos da Organização, e mais do que isso, sinta-se envolvida.

As atualizações devem ser implantadas sempre que houverem mudanças/inovações na Organização. Toda a equipe deve estar sempre informada, não só para que se sinta parte do time, mas também para estar preparada para agir diante da mudança no cenário.

É muito importante que todos entendam, que certificações, como a ISO 9001 não devem ser levadas como um “certificado” para colocar na parede e ganhar clientes. Se dermos a devida atenção, podemos perceber que é possível ter muitos benefícios internos, que resultam em maior qualidade em nossos produtos/serviços. No fim, gera satisfação aos nossos clientes e todos saem ganhando.

Pequenas atitudes diárias, podem gerar grandes resultados.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!