A importância da Lista Mestra

A importância da lista mestra para gestão da qualidade se dá por gerar facilidade no controle dos documentos. Nela é possível ver várias informações importantes, como por exemplo, a versão em que o documento se encontra. Deste modo a evita-se o uso daqueles que estão em versões anteriores e não devem mais ser utilizados. O controle que conseguimos com a utilização dessa ferramenta pode ser fundamental em auditorias, pois evita que a empresa leve não conformidades.

Para que a lista mestra seja um método eficaz, é preciso que seja bem gerenciada. Por isso deve haver alguém do setor que fique responsável em fazer alterações quando necessário. O ideal é que o colaborador estabeleça uma rotina de revisão para se certificar que está tudo certo.

É importante saber que existem vários modelos de lista mestra. Portanto o encarregado pela implementação desta ferramenta pode escolher aquela que mais se encaixa nos procedimentos internos da empresa, porém algumas informações como versão e local onde o documento pode ser encontrado são imprescindíveis.

Contudo, mesmo que haja organização e que esse controle seja feito de forma sistêmica, podem ocorrer falhas como perda de prazos ou até mesmo deixar de atualizar as informações de algum documento. Por isso é recomendado que a equipe utilize um software que auxilie na gestão desses documentos. Isso possibilita a atualização automática da lista mestra a partir das alterações que forem feitas em determinados documentos. Assim é possível evitar o uso de versões obsoletas.

Lembre-se sempre, uma empresa sem estratégia é uma empresa sem perspectiva de crescimento. O sucesso consiste em se atentar aos pequenos detalhes e investir em tudo que traz melhorias para a organização.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!