A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO

No contexto empresarial, globalização e qualidade são dois termos que devem andar juntos. O mundo globalizado nos conecta ao outro lado do mundo em apenas alguns segundos, isso não é novidade.

O que acontece com tudo isso é uma quantidade absurda de informações. Entretanto, muitas vezes essas informações são contraditórias, e deixam os consumidores com os dois pés atrás. Dessa forma, ficam consequentemente, muito mais exigentes na hora de consumir.

Com isso nos perguntamos, qual a importância da gestão da qualidade no contexto da globalização ?

Essa dinâmica do mundo conectado, fez os consumidores começarem a levar padrões de qualidade mais a sério. Com isso normas começaram a se tornam mais importantes, e exigidas na Organizações. No caso da gestão da qualidade, a ISO 9001 é a norma que as empresas buscam para atender as demandas de seus clientes.

Hoje podemos dizer, sem medo de errar, que o setor de gestão da qualidade é ESSENCIAL para qualquer Organização, de qualquer porte. O SGQ garante que seja mantido o padrão de qualidade dos produtos/serviços da marca. Além de obter um bom plano de ação que garanta o preparo da equipe para inovar constantemente. Afinal, para acompanhar esse mercado que muda a cada segundo, AÇÃO e INOVAÇÃO devem ser parte da cultura empresarial.

Vale lembrar, que com a globalização veio a instantaneidade da difusão das informações. Portanto, esse é mais um motivo para ser referência em qualidade. Hoje, nossos próprios clientes fazem o marketing por nós (o famoso boca-a-boca), quando entregamos aquilo que ele espera de nosso produto/serviço. Contudo, quando cometemos uma falha, a imagem negativa que se espalha, é extremamente difícil de apagar.

Percebe como a gestão da qualidade é importante? Por isso, para quem ainda insistir em vê-la como burocratização custo, insisto em dizer que é padrão de qualidade e fidelização de clientes. Afinal, somente com uma boa gestão é possível analisar o nível de qualidade que estamos entregando.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!