A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO DA ONA

A ONA é uma certificadora da qualidade dos serviços de saúde no Brasil. Torna-se cada vez maior a importância da certificação da ONA. Afinal, é uma maneira de ganhar a confiança e passar credibilidade aos pacientes. Além de garantir a melhoria continua dos serviços de saúde oferecidos.

Serviços de saúde com qualidade é uma das maiores necessidades do Brasil, por isso a certificação é tão importante.

Tendo isso em vista, já que temos a honra de tê-los como nosso cliente aproveitamos para realizar uma entrevista com a equipe. O objetivo é deixar claro quais são os serviços realizados e qual a importância da certificação para as instituições de saúde. Segue entrevista:

  1. Porque se certificar na ONA?

A ONA tem uma metodologia de avaliação de instituições de saúde a partir de padrões pré-determinados de qualidade e segurança.

Uma vantagem ao escolher a acreditação da ONA é que sua metodologia não é prescritiva. A ONA não indica o que cada hospital deve fazer, mas sim os padrões que devem ser atendidos. Além disso, a metodologia contempla instituições brasileiras das cinco regiões do país, com diferentes tamanhos e perfis. As metodologias internacionais, em alguns casos, não conseguem abarcar a diversidade que é própria do Brasil.

Outro ponto importante da Acreditação é que ela é uma avaliação de terceira parte, externa, isenta e que analisa a qualidade da organização a partir de padrões preestabelecidos; por isso também é uma ferramenta de gestão. Para alcançar os padrões, ela precisa aprender a enxergar a sua atuação de uma outra maneira, a reconhecer falhas e identificar em quais processos os pacientes precisam estar mais envolvidos, por exemplo. A acreditação tira a liderança da zona de conforto e exige que os colaboradores participem mais das discussões e tenham análise crítica, com aprendizado e melhoria constante da assistência.

Para uma instituição de saúde, a acreditação é uma ferramenta para a melhoria constante de seus processos. O que pode levar à excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e também a uma gestão mais eficiente dos recursos. Ser acreditado revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia de qualidade do atendimento à população.

– Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA

Fiquem ligados, em breve postaremos a continuação da entrevista com os seguintes tópicos:

  • Como conseguir o certificado da ONA e quais são os critérios utilizados para os níveis de certificação.

  • Quantas empresas são certificadas pela ONA?

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