A GESTÃO DA QUALIDADE E A INDÚSTRIA 4.0

Você já ouviu falar na indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial? Muitas pesquisas e avanços tecnológicos estão nos levando a uma realidade onde, o mundo virtual se integra cada vez mais ao mundo real.

Sempre falamos aqui da importância de estar sempre atento às mudanças e inovações constantes, assim como as mudanças de hábitos do consumidor. Agora mais do que nunca, dizemos a você leitor, grandes inovações estão por vir. Olhe adiante e se antecipe para que esteja preparado para o advento da Indústria 4.0. Com ela, o mercado se tornará ainda mais exigente.

O QUE É A INDÚSTRIA 4.0?

A grosso modo, podemos dizer que a quarta revolução é a revolução tecnológica. Nesse contexto, temos sistemas físicos e tecnológicos trabalhando de forma integrada. É como se todas as tecnologias alcançadas até aqui, trabalharem juntas… Espera, é exatamente isso!

Internet, máquinas e pessoas trabalhando juntos, com o objetivo de otimizar resultados. Dessa forma, enquanto as máquinas e as pessoas trabalham, através da tecnologia wireless é possível obter “feedback “em tempo real. Por exemplo, se em uma etapa do processo é preciso encher uma garrafa até 200mL, com essa tecnologia é possível travar todo processo até que essa marca seja atingida. Assim, se a garrafa não encher até exatamente 200mL a próxima etapa fica “travada”. Isso será feito através da interação entre máquinas e a internet, tudo em tempo real.

E O QUE A GESTÃO DA QUALIDADE TEM A VER COM ISSO?

Posso dizer tudo?

Vamos lá, recapitulando tudo que sempre falamos aqui no Blog, podemos perceber que tudo gira em torno de otimização de tempo, recursos e melhoria contínua da qualidade, certo? Pois bem, a quarta revolução vem justamente com esse intuito.

É por isso que digo, quem não se der conta das mudanças que estão por vir agora, vai se perder em meio de um mercado que estará cada vez mais competitivo e eficiente.

Na Indústria 4.0, será possível identificar falhas no processo antes mesmo de acontecer, com isso, dá-se um salto no padrão de qualidade. Porém, mesmo com todo o auxilio que a tecnologia nos dará para isso, os resultados dependerão de profissionais capacitados e aptos a analisar as situações e tomar decisões com a maior agilidade possível.

COMO COMEÇAR A ME ADEQUAR PARA ESSA REALIDADE?

Invista em tecnologia. Não preciso nem discorrer sobre os inúmeros argumentos que vem a minha cabeça quando digo isso. O mundo está cada vez mais tecnológico e só não vê quem não quer. Mais do que nunca, àqueles que não entenderem a importância de otimizar os processos através das tecnologias disponíveis no mercado, não conseguirão acompanhar os acontecimentos que estão por vir.

Falando especificamente de gestão da qualidade, invista em opções que ajudem a otimizar os resultados, reduzir o tempo de tomadas de decisão, identificar falhas o quanto antes e entregar a MELHOR QUALIDADE ao consumidor. Um Software de Gestão da Qualidade no contexto atual é uma obrigação de qualquer Organização que busca se manter competitiva. Não tem escapatória.

Se quiser saber sobre a solução que oferecemos, clique aqui e dê o primeiro passo rumo a Indústria 4.0. Mantenha-se sempre a frente e nos vemos na era da tecnologia.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!