A excelência na gestão da qualidade

A gestão da qualidade é uma parte essencial na geração de bons resultados de uma empresa. Portanto, é necessário tratar desse assunto com muita atenção. Muitas organizações ainda não enxergam que a excelência na gestão da qualidade é essencial. Tratam os custos do setor como se fossem “gastos” ao invés de trata-los como investimento.

A matemática é bem simples, sem uma gestão eficaz a qualidade do produto/serviço final é prejudicada. Isso gera clientes insatisfeitos e não fidelizados, que por fim acarreta não só em perda de lucro, como também em aumento de gastos, diminuição da credibilidade e perda de tempo com retrabalhos. Organizando e sistematizando os processos da empresa, a tendência é que tudo se torne mais fácil e eficaz.

É muito importante que haja um bom planejamento antes da implantação dos processos da qualidade. Afinal, é a partir dele que serão determinados os objetivos, e também poderão ser mensurados os resultados alcançados, para que assim sejam detectados os pontos críticos onde devem ser implantadas as mudanças e/ou melhorias.

O fato é que quando há padronização e preocupação com cada fase dos processos, os bons resultados são claramente percebidos. Há melhoria da qualidade, comunicação interna e motivação dos colaboradores. Além do mais, possibilita a melhoria contínua, pois analisando cada fase do processo é possível encontrar falhas e pontos que necessitam de aperfeiçoamento. É muito importante não se acomodar e estar constantemente em busca de inovação. Lembre-se de sempre colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar.

Reconhecer a importância de uma boa gestão é o primeiro passo rumo ao sucesso. Pois a partir daí, se estabelecem os planos e os benefícios começam a aparecer. Se os métodos forem respeitados e a busca pela melhoria for constante, a excelência é garantida e por consequência a empresa construirá na mente do consumidor uma imagem positiva sobre a qualidade de seus produtos/serviços.

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!