5 PORQUÊS E DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Quem aí já ouviu falar nessas ferramentas da qualidade? Acredito que a maioria dos nossos leitores. Entretanto, não são todos que usufruem dessas metodologias, e menos ainda são aqueles que sabem o que é possível alcançar usando as duas juntas. O fato é que todas as ferramentas da qualidade não resolvem um problema por si só, e uma precisa da outra para sua eficácia.

Vamos começar entendendo cada uma dessas ferramentas:

O QUE É 5 PORQUÊS?

Como o nome já diz, essa ferramenta consiste em perguntar o porquê da ocorrência de um problema 5 vezes. Em alguns casos, menos de 5 perguntas bastam, em outros serão necessárias mais do que isso. Por isso ao utilizar essa metodologia, é necessário que haja bom senso.

E aí surge a pergunta: Qual o motivo de repetir a pergunta por tantas vezes?

Porque conforme vamos nos perguntando, e aprofundando a questão, vai se tornando cada vez mais possível chegar a raiz do problema.

Para ficar mais fácil entender, segue um exemplo:

Problema: Atraso na entrega do produto X aos consumidores finais.

  1. Porque? Porque excedeu o prazo de entrega.
  2. Porque? Porque o produto está demorando a sair para entrega
  3. Porque? Porque está havendo falta de estoque
  4. Porque? Porque a demanda está maior do que o esperado’
  5. Porque? Falta de planejamento

Esse é um exemplo simples, mas que torna a função da ferramenta mais clara.

O QUE É DIAGRAMA DE ISHIKAWA?

É uma ferramenta que também busca identificar a causa raiz de um problema. Com o Diagrama de Ishikawa é possível ver tudo que envolve o processo de uma forma mais ampla, possibilitando identificar exatamente onde estão ocorrendo as falhas. Dessa forma, garante-se as correções de não conformidades e até mesmo a identificação de possíveis pontos de melhoria.

Se quiser saber mais sobre o Diagrama de Ishikawa veja esse texto onde abordamos o assunto de forma mais ampla!

PORQUE USAR OS DOIS JUNTOS OTIMIZA OS RESULTADOS?

Uma ferramenta complementa a outra durante esse processo de identificação de causa raiz. Com o Diagrama de Ishikawa será possível explorar todas as possíveis causas do problema. Essa ferramenta irá mostrar de forma ampla detalhes de todo o processo, facilitando a identificação de partes importantes do processo que podem estar causando essa situação.

Após feito essa análise, podemos partir para os 5 porquês. Assim, o uso dessa metodologia terá um resultado muito mais certeiro, além de economizar tempo. Afinal, todas as possíveis causas foram identificadas com o uso da Espinha de Peixe.

Outra ferramenta que pode ajudar muito nesse processo é o Brainstorming (tempestade de ideias).

Utilizando os recursos que temos disponíveis graças a evolução da qualidade e às contribuições de nossos Gurus, é possível alcançar a excelência na gestão da qualidade e garantir a competitividade investindo na melhoria contínua.