3 MANEIRAS DE MOSTRAR O VALOR DA GESTÃO DA QUALIDADE

  1. FAÇA UM LEVANTAMENTO FINANCEIRO

Independente da filosofia seguida pela empresa, a melhor maneira de provar a eficácia de um projeto é mostrando os resultados financeiros. Portanto, é essencial mostrar dados confiáveis que mostrem claramente quais serão os lucros obtidos com a implantação do sistema de gestão.

Para isso, faça a seguinte análise:

– Faça um estudo da situação em que a empresa se encontra hoje. Desde a situação financeira até os mínimos detalhes de cada etapa dos processos até chegar ao produto final.

– Estipule quais serão as mudanças necessárias nos hábitos da empresa para que a gestão da qualidade possa ser implantada.

– Defina como essas mudanças serão feitas, qual será o custo e quanto tempo será necessário para implantá-las em todos os setores da empresa.

A partir dessa análise será possível expor os benefícios que serão alcançados se houver o comprometimento de todos. Dentre as principais melhorias estão: O crescimento da produtividade, a satisfação dos clientes e consequentemente o aumento dos lucros.

  1. AS CERTIFICAÇÕES GERAM RECONHECIMENTO

Para que uma empresa alcance as certificações é necessário seguir diversos requisitos, portanto, é essencial haver um bom gerenciamento. É bom saber que as certificações vão muito além de organizar tudo apenas durante a semana que antecede a auditoria. Afinal a qualidade mostrada ao auditor, deve ser a mesma que é entregue nas mãos do consumidor. Caso contrário, o certificado torna-se apenas um processo burocrático.

Quando a gestão se torna parte da rotina da equipe, as certificações comprovam o comprometimento da empresa com a qualidade.

  1. O QUE O CLIENTE ESPERA DO SEU PRODUTO/SERVIÇO É QUALIDADE!

Para garantir a satisfação do cliente o único segredo é entregar um produto/serviço que atenda ou supere suas expectativas. Com um sistema de gestão da qualidade eficaz, onde toda a equipe está envolvida em seguir os processos, implantar melhorias e inovações, essa satisfação é uma consequência.

Um ambiente de trabalho onde não há um sistema que integre as pessoas e as envolva em algum objetivo, não possui perspectiva alguma. O preço da não qualidade é muito mais alto do que investir em uma cultura empresarial onde existem padrões a serem seguidos e metas a serem atingidas.

Assine a nossa Newsletter  e receba notificações sobre novos artigos!